entradas

Maestro José Alberto Belo Cunha

José Alberto Belo Cunha, nasceu em Reguengos de Monsaraz. Aprendeu música com familiares do lado materno, tendo ingressado muito cedo na Banda da sua terra natal, dirigida na altura pelo Maestro José da Silva Domingues.

Iniciou a sua carreira de músico militar aos 18 anos como aprendiz de música na Banda do Batalhão de Caçadores nº5, frequentando simultaneamente o Conservatório de Música de Lisboa, instituição onde concluiu o curso superior de Composição em 1992.

Como instrumentista, fez parte de várias orquestras e conjuntos de baile a nível amador. Mais tarde, já como profissional, participou em inúmeras orquestras no Teatro, na Rádio e na Televisão, onde trabalhou com vários maestros portugueses e estrangeiros.

Em Abril de 1976 ingressou, por concurso público, na Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, onde exerceu as seguintes funções: executante de trompete solista, professor nos cursos de formação de Sargentos Músicos, e Sub-Chefe da banda e em Março de 2001 passou à situação de Reserva.

Em 1990 prestou provas públicas e concluiu com aproveitamento o Curso de Oficial Chefe de Banda de Música na Força Aérea Portuguesa.

Ao longo de 12 anos dirigiu os encontros de bandas “Festibandas” e regeu várias bandas, nomeadamente, S.F.U.A. Piedense, S.F. Capricho Moitense e S.F.U.A. Alverquense.

Começou a dirigir a Banda Municipal do Barreiro em 1988, dando simultaneamente aulas de trompete na Escola de Música da Banda Municipal do Barreiro, exercendo funções até 2010.

Em 1991 e 1992 organizou e regeu, respectivamente, o Grupo de Metais do Barreiro e a Orquestra Ligeira do Barreiro (Big Band da Banda Municipal do Barreiro), vencedora do 1º Concurso Nacional de Orquestras Ligeiras em 2007. Ambos os grupos compostos por jovens da Banda Municipal do Barreiro.

No âmbito da sua área de formação é autor de várias composições musicais, algumas das quais fazem parte do reportório da Banda Municipal do Barreiro, como por exemplo, “Opus 1”, pequena Abertura para banda, “Homenagem a Raúl Malacão”, uma marcha de concerto e é também autor de vários arranjos para banda e orquestra.




Sem comentários:

Enviar um comentário